agenda novidades músicas vídeos fotos loja contaro

                 
 

DOIS GAÚCHOS, POUCAS VOGAIS



Como está a turnê do Pouca Vogal? Como anda o repertório? Mais músicas dos Engenheiros, do Cidadão ou da dupla?
O repertório privilegia as múscas da dupla, compostas para o PcVgl. No mais, a gente tenta refletir a história das bandas no local onde está tocando. No DVD, a divisão era quase matemática. Na estrada, descobrimos que o pior caminho seria inventar uma simetria rígida entre as bandas. Cada uma teve sua história, tentamos mostrar isso no show. Apesar da diferença, em anos, não ser grande, as duas bandas viveram tempos e circunstâncias muito diferentes.


Você está feliz com esse formato? Tem sentido a falta de tocar com uma banda inteira, elétrica, baixo, guitarra, bateria, teclado, etc?

Bah, me sinto um menino. Desde minha mudança para o baixo, em 87, eu não passava tanto tempo tocando em casa, buscando novos sons. 
Sinto saudade dos camaradas, mas não sinto falta de uma banda. Incorporei novos sons de percussão e teclado que deixaram o duo mais pesado, de fato um power-duo. As limitações do formato são muito estimulantes. É tão divertido fazer os arranjos que até tenho composto menos. 
Mas eu me conheço, sei que quando eu tiver escrito um novo disco a vontade vai pintar.


Que instrumento você tem tocado mais?

O segredo do meu set, mais do que os instrumentos em si, é a combinação entre eles. Se tem mais alguém aí tocando viola caipira, gaita de boca e fazendo baixos e percussão com os pés, não me apresentaram. rsrsrsrsrsrs 
Em casa tenho tocado mais piano. Mensalmente, todo dia 11, toco para os fãs de fé via twitcam (@1bertoGessinger). Esta proximidade é maravihosa, toco ali coisas que nunca toquei ao vivo... Deus abençoe estas novas possibilidades! Seria ótimo ter estas ferramentas quando fizemos o Filmes de Guerra, Canções de Amor, por exemplo, ou em outras guinadas que EngHaw deu. Evitaria os sustos de quem não podia acompanhar a invenção de perto


Você, quando lançou o disco e o DVD com o Duca, já imaginava uma turnê tão extensa? Foi surpreendido pela demanda?
Sempre soube que Pouca Vogal era maratona e não 100m (como EngHaw sempre foi). A primeira vista parece ser um projeto simples, dois caras relendo sucessos de forma mais intimista. Mas há muito mais rolando. Tecnicamente e esteticamente. Eu sabia que ia demorar um pouco pras pessoas sacarem o que realmente estava rolando. Por isso enchi bem os pulmões antes de mergulhar.


E os livros? Está confortável escrevendo? Já pensa em escrever alguma ficção?
Ficção? Mas a gente já vive na ficção! O que falta é realidade. Tenho mais um volume pronto das coisas que escrevo, memórias vacilantes e teses sem defesa. Deve sair no início de 2012.


Quanto tempo faz que você não toca no Circo Voador? Me lembro de um show dos Engenheiros naquele projeto Verão MTV, há uns 5 anos, seria isso? Você gosta de lá?
Cara, pra mim o Circo será para sempre o local onde abri um show do Celso Blues Boys, em 85 ou 86. Não lembro bem o ano... mas lembro que depois do show fomos para o hotel e continuamos tocando enquanto assistíamos a uma corrida do Piquet. O Piquet pai!!! 3 gaúchos chegando na capital, com a sensação de que tudo estava por fazer.


Algum plano para os Engenheiros em 2012? Quantos shows já rolaram do Pouca Vogal?
Parei de contar os shows do PcVgl em 140, mas não deve ter passado muito disso. 
Quanto aos EngHaw quero voltar com material inédito, um disco progressivo, conceitual, com músicas longas e longos solos de guitarra. Acho que estou esperando 1972 chegar. hahahahaha


Tá gostando do Renato Gaúcho como técnico?
Injustiça ele ainda ser técnico, tá na hora de ser Papa!

 
             
             
             
                 
engenheiros do hawaii cidadão quem
pouca vogal